Dia dos Peacekeepers
“Boinas Azuis.”
No dia 02 de junho de 2021, foi realizada no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha @12bilmth_exercito, a formatura alusiva ao Dia dos Guardiões da Paz, os Peacekeepers, também conhecidos como “Boinas Azuis.”
O Dia Internacional dos PEACEKEEPERS foi instituído pela ONU, em 2003, como forma de homenagear a todos os homens e mulheres que serviram e continuam servindo em Operações de Manutenção de Paz, pelo seu alto nível de profissionalismo, dedicação e coragem e para honrar aqueles que perderam suas vidas em prol da paz mundial.
A solenidade contou com a participação dos Eternos Integrantes do “Doze de Ouro” e também integrantes do Batalhão de Suez, Sr José Eloy de Andrade, Sr Antônio Linhares Guerra, Sr Lúcio Elvides de Andrade, militares que fizeram parte das Forças de Paz da ONU no conflito existente entre o Estado de Israel, o Egito, e seus vizinhos árabes a partir de 1956.
Durante a formatura, os militares do 12º BIL Mth que estiveram em Missão de Paz, foram colocados em posição de destaque perante a tropa. Este grupamento foi composto por 04 (quatro) gerações distintas de militares que estiveram em operações pela ONU em momentos diferentes da História. São elas: Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I) no Egito, Missão de Verificação das Nações Unidas (UNAVEM) em Angola, Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO) e Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).
"NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA"
@cmdocml
@exercito_oficial
@4bdainflmth_exercito
#montanha #exercito #peacekeeper