Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerejeiras japonesas

Sakuras

Como parte integrante das atividades comemorativas do centenário da instalação do 12 de Ouro em Belo Horizonte, serão plantadas cem mudas de cerejeiras ao longo de 2019, ano do centenário.

A escolha das cerejeiras para o plantio, foi inspirado nos samurais.

Esses guerreiros japoneses eram grandes apreciadores da flor de cerejeira, que, desde aqueles tempos, está associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

A longevidade dessa árvore é de 1000 anos, contrastando com efêmera durabilidade da flor, assim representa os indivíduos, cuja existência é curta, mas que sobrevivem por meio das Instituições a que pertencem, como o Exército Brasileiro, que é uma Instituição Permanente e o 12 de Ouro que completa 100 anos de instalação em Belo Horizonte.

A primeira cerimônia de plantio das cerejeiras foi realizada no dia 18 de fevereiro de 2019, na qual seis mudas foram plantadas pelos militares do 12º BI concludentes do Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada (EAGC):
- 2º TEN JORDAN ITAMAR RIBEIRO LOPES;
- CB LUIZ GUSTAVO DOS REIS OLIVEIRA;
- SD MARCOS VINICIUS BORGES CLAUDIO;
- SD ERIK ALEXANDRE PEREIRA NOLASCO;
- SD ALESSANDRO ALMEIDA DE PAULA; e
- SD SAMUEL PERIARD BASTOS.

A segunda cerimônia de plantio das cerejeiras foi realizada no dia 22 março, na qual sete mudas foram plantadas pelos militares concludentes do Estágio Preparatório de Corpo de Tropa (EPCT), Estágio Básico de Combatente de Montanha (EBCM) 2019/2 e 2019/3:
- Cadete GUILHERME MOURA TORRES TEIXEIRA;
- Cadete LUIZ EDUARDO SOLANO SILVA;
- Cadete LAÉRCIO RAYMUNDO PEREIRA NETO;
- Cadete WILLIAN VICTOR VENTURA DUARTE;
- Cadete GUILHERME BARBOSA PINHEIRO PINTO;
- Cadete PM LUIZ OTÁVIO RODRIGUES GUIMARÃES; e
- 2º SGT JOSÉ LUIZ FLÓRIDO ANDRADE.

A terceira cerimônia de plantio das cerejeiras foi realizada no dia 1º de abril, na qual quatro mudas foram plantadas pelos militares concludentes do Curso Básico de Montanhismo (CBM) e pelos destaques do Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL) – Prova Tenente Rui:
- Cap MARCELLO CESAR NOGUEIRA;
- 3º SGT ALOÍSIO TADEU SEMIM AMARO;
- ASP HEITOR VIANA DE ARAÚJO; e
- 3º SGT JOÃO PAULO DE SOUZA.

Galeria de Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Meu título